Notícias:
Login
     
Natação PDF Imprimir E-mail

 A natação é conhecida desde tempos pré-históricos, o registro mais antigo sobre a natação remonta às pinturas rupestres de cerca de 7.000 anos atrás. As referências escritas remontam a 2000 a. C. Algumas das primeiras referências estão incluídas em obras históricas como a Epopéia de Gilgamesh, a Ilíada, a Odisseia, a Bíblia (Ezequiel 47:5, Atos 27:42, Isaías 25:11), Beowulf, e outras sagas. Em 1538, Nikolaus Wynmann, um professor alemão de linguística, escreveu o primeiro livro sobre natação, O Nadador ou o diálogo sobre a arte de Nadar” (Der Schwimmer oder ein Zwiegespräch über die Schwimmkunst). A natação de competição na Europa começou por volta do ano de 1800, na sua maioria utilizando o estilo bruços. Em 1873 John Arthur Trudgen, apresentou o estilo Trudgen, após ter copiado o estilo Crawl usado pelos Índios Nativos Norte-americanos, criando uma ligeira variante do mesmo. Devido ao repúdio dos britânicos pelos salpicos, Trudgen empregou a pernada de bruços no lugar do batimento de pernas convencional do crawl. A natação fez parte dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em 1896, em Atenas. Em 1902 Richard Cavill introduziu o crawl e em 1908, foi fundada a FINA (Federação Internacional de Natação). O estilo mariposa foi desenvolvida na década de 1930, que no início surgiu como uma variante do estilo de bruços, até que foi aceite como um estilo distinto, em 1952.

Beneficios

Por movimentar praticamente todos os músculos e articulações do corpo, a prática da natação é considerada um dos melhores exercícios físicos existentes trazendo óptimos benefícios para o organismo, além de ser recomendada para pessoas com problemas respiratórios, também é a única actividade física indicada para menores de 3 anos.

Modalidades

Existem 7 modalidades distintas na especialidade de natação.

    * Natação pura

    * Polo aquático

    * Saltos para a água

    * Águas abertas

    * Natação sincronizada

    * Masters

    * Mergulho Aquático

 

1) Natacao pura

A natação pura, também conhecida por natação desportiva, é a prática da natação de competição em piscina, envolvendo os 4 estilos básicos, Crawl, Bruços (peito), Costas e Mariposa (Borboleta ou Golfinho). Insere-se nos desportos aquáticos e faz parte dos Jogos Olímpicos modernos desde o seu inicio em 1896. O desporto é regido pela Federação Internacional de natação (FINA), juntamente com as outras modalidades aquáticas, Natação sincronizada, Pólo aquático, Saltos para a água, Águas abertas, Masters e Mergulho aquático.

O objectivo da natação pura é o de determinar qual é o nadador mais rápido em uma determinada distância. A natação pura tornou popular no século XIX, e inclui 36 provas individuais - 18 masculinas e 18 femininas, porém o COI (Comité Olímpico Internacional) reconhece apenas 34 provas - 17 masculinas e 17 femininas. A natação pura é uma modalidade dos Jogos Olímpicos de Verão, onde atletas de ambos os sexos competem em 16 das provas reconhecidas pelo COI. As provas Olímpicas realizam-se em piscina de 50 metros. A natação pura é regulada pela FINA (Federação Internacional de natação).

As piscinas oficiais de competição podem ser de, 25 ou 50 metros em extensão. Têm que ter 8 pistas, cada uma com 2,5 metros de largura e com um espaço suplementar mínimo de 20 centímetros ao lado das pistas externas. A profundidade deve ser igual ou superior a 1,35 metros. A água deve estar a uma temperatura entre 25°C e 28°C nas competições, não sendo homologado records se as temperaturas forem inferiores ou superiores a esses valores.

Os estilos em natação pura são 4: Crawl , Bruços, Costas e Mariposa. No entanto não existem provas de Crawl, existindo em seu lugar as provas de estilo livre. Normalmente os nadadores escolhem efectuar estas provas em crawl por ser o mais rápido dos 4 estilos.

Cada um destes estilos tem especificações próprias em relação ao posicionamento do tórax do atleta e ao movimento das pernas e dos braços. No estilo bruços, o primeiro a surgir, o atleta fica com o peito voltado para o fundo da piscina, arremessando os dois braços em simultâneo por baixo de água produzindo um movimento sincronizado com as pernas, em um movimento semelhante ao de uma tesoura. No estilo crawl, o atleta posiciona-se com o peito voltado para o fundo da piscina, em posição horizontal ao nível da água, executando movimentos circulares alternados com os braços em posição paralela ao corpo, as pernas movimentam-se para cima e para baixo também alternadamente. O estilo de costas é similar ao crawl, sendo praticamente uma inversão deste, ficando o atleta com o peito voltado para cima, e as costas voltadas para o fundo da piscina. O estilo mariposa, o atleta também fica com o peito voltado para o fundo da piscina, mas joga os dois braços ao mesmo tempo para frente por cima da água e produz um movimento também sincronizado com as pernas, para cima e para baixo, similar ao movimento da cauda de um golfinho.

Provas

a) Provas individuais, são as provas em que o nadador efectua o percurso sozinho, são de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m (só para mulheres) ou 1500m (só para homens).

b) Provas de estafetas (revezamento), em que quatro nadadores se revezam a nadar, são de 4x100m e 4x200m para estilo livre e 4x100m para estilos.

Estilo livre

Nesta prova o nadador pode optar pelo estilo que preferir. Na prática o estilo usado com mais frequência é o crawl. As provas de estilo livre são efetuadas nas distâncias de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m.

Estilo costas

O estilo costas tem uma técnica semelhante ao crawl, excepto que é praticado com as costas voltadas para o fundo da piscina. As provas do estilo costas são efetuadas nas distâncias de 50m, 100m e 200m.

Estilo bruços (peito)

No estilo bruços o atleta nada de peito voltado para o fundo da piscina, movendo os braços simultaneamente, "puxando" a água da frente para trás, abrindo e fechando as pernas (movimento de tesoura) de forma sincronizada. As provas do estilo bruços são efectuadas nas distâncias de 50m, 100m e 200m. Bruços é o mais antigo dos estilos de natação pura, remontando as suas referências à pré-história. Em 1798, o bruços era o estilo mais praticado em toda a Europa.

Estilo mariposa (Borboleta ou Golfinho)

O estilo mariposa foi uma evolução do estilo bruços, tendo sido durante muito tempo considerado apenas uma variante, passando a estilo oficialmente reconhecido em 1952. As provas do estilo mariposa são efectuadas nas distâncias de 50m, 100m e 200m.

Estilos (Medley)

Nestas provas os nadadores têm de nadar todos os quatro estilos alternadamente, em sequência.

    * Nas provas individuais: Mariposa, Costas, Bruços e Crawl.

    * Nas provas de estafetas (revezamento): Costas, Bruços, Mariposa e Crawl.

Há provas de estilos (Medley) para as distâncias de 200m e 400m em piscinas de 50m, e 100m, 200m e 400m em piscinas de 25 metros.

Provas olímpicas de natação pura

Todas as provas são mistas, excepto onde indicado.

    * Livre

          o 50 metros livres

          o 100 metros livres

          o 200 metros livres

          o 400 metros livres

          o 800 metros livres (mulheres)

          o 1500 metros livres (homens)

    * Costas

          o 50 metros costas

          o 100 metros costas

          o 200 metros costas

    * Bruços

          o 50 metros bruços

          o 100 metros bruços

          o 200 metros bruços

    * Mariposa

          o 50 metros mariposa

          o 100 metros mariposa

          o 200 metros mariposa

    * Estilos

          o 200 metros estilos

          o 400 metros estilos

    * Estafetas (revezamento)

          o Estafeta 4 x 100 metros livres

          o Estafeta 4 x 200 metros livres

          o Estafeta 4 x 100 metros estilos

 

Calendário

previous month Outubro 2014 next month
S T Q Q S S D
week 40 1 2 3 4 5
week 41 6 7 8 9 10 11 12
week 42 13 14 15 16 17 18 19
week 43 20 21 22 23 24 25 26
week 44 27 28 29 30 31

Publicidade

Banner

Apoio

PontoDOTAssessocor.jpgJames canoagempontalense.jpgCelso sucos.jpgMercado borba.jpgCaiaque SIMAGI suports.jpgSwim channel
Sanepar.jpg/images/stories/apoio/logo atcc-1.jpgLopelMaster ParanatcnLogo MassoterapiaAmbulancia AEMRequinte panificadora
Farmacia nisseiSlim Produtos NaturaisVida Emergencia MedicasSkyMed    
RocketTheme Joomla Templates